sexta-feira, 17 de junho de 2016

Assembleia do MPP no Piauí reúne pescadores para discutir as perdas de direitos

Piauí é o quinto estado a realizar a Assembleia Estadual do Movimento dos Pescadores e Pescadoras (MPP) artesanais. O evento realizado no Centro Pastoral São João Batista, na cidade de Ilha Grande, entre os dias 11 e 12 de junho, serviu como preparação para a Assembleia Nacional do MPP, que acontecerá na comunidade de Batoque, em Aquiraz (CE), entre os dias 23 e 26 de agosto. O tema da Assembleia Nacional é “Pesca Artesanal: Identidade, Cultura, Soberania e Resistência - Poder para o nosso povo…” e o lema “Resistir, garantir e continuar. A biodiversidade queremos preservar...”.

"Essa assembleia é pelo direito dos pescadores tradicionais. O Movimento dos Pescadores analisa que é um momento difícil do Brasil e do mundo, porque os pescadores estão perdendo a sua identidade cultural e a sua diversidade", reflete a pescadora Celeste de Sousa, que também é uma das coordenadoras do MPP nacional.

O pescador João Batista esteve presente na Assembleia e reconhece a importância do MPP e dessas discussões para os pescadores. "O pescador é muito afastado dos programas sociais dele, ele se liga mais na pesca e está perdendo os direitos dele por falta de informação", analisa. Para Batista, o MPP também tem o papel de dar informações ao pescador sobre o que está acontecendo. "Hoje, a gente do MPP está aqui nessa reunião para informar ao pescador o que está acontecendo com o direito dele".
Além do Piauí, os estados da Bahia, de Pernambuco, do Ceará, do Piauí , do Rio Grande do Norte e do Pará também já realizaram as suas assembleias. A próxima assembleia estadual acontecerá no Espírito Santo, ainda no mês de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário