quarta-feira, 21 de março de 2018

"Precisamos discutir também o racismo ambiental, porque tudo o que não presta, tudo que é poluição, jogam para nós", denuncia pescadora

Pescadora do MPP foi uma das participantes da mesa que discutiu as experiências de resistência no FAMA 2018.

A pescadora do Movimento dos Pescadores e Pescadoras artesanais, Eliete Paraguassu foi uma das
participantes da Plenária Unificada 3, que na tarde de ontem (20/03), discutiu as experiências de luta e resistência. A mesa teve também a participação de Oscar Oliveira, um dos líderes da Guerra da Água, que aconteceu no ano de 2000, na cidade de Cochabamba, na Bolívia, uma das principais mobilizações populares contra a privatização das águas no mundo.

Eliete comemorou o fato da pauta da água hoje estar presente nas discussões de vários movimentos e organizações. “É ótimo ter espaço para discutir a questão da água, porque durante um bom tempo nós tentamos pautar esse assunto e muitos achavam que essa questão era apenas uma questão dos homens e das mulheres das águas. Agora as pessoas perceberam que essa questão não é apenas nossa”, ressaltou.  Eliete também apontou para outro elemento preocupante no debate sobre a água, o racismo ambiental. “Precisamos discutir essa questão da água, mas precisamos discutir também o  racismo ambiental, porque tudo o que não presta, tudo que é poluição, jogam para nós, pescadores, quilombolas, indígenas”, criticou .

Eliete lembrou que os impactos da poluição são maiores sobre as mulheres. “A contaminação dos nossos corpos, dos corpos das mulheres, é uma guerra silenciosa. O nosso povo está morrendo por causa disso”, criticou.

A privatização das águas também foi lembrada por ela. “Ainda não se discute devidamente a reforma agrária e teremos que discutir a reforma aquária. Estão mapeando os rios e mares para exportar os produtos brasileiros para construir portos e hidrovias. Que bom que chegou esse momento da luta unificada. Porque só unificando, vamos fortalecer o caldo da luta”, defendeu Eliete Paraguassu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário